• ATIVIDADES

    A Fundação Infantário Dona Anita tem por objetivos a contribuição no desenvolvimento dos Concelhos de Avis e Ponte de Sor, particularmente da Freguesia de Galveias, em parceria com outras entidades e serviços competentes, nomeadamente através
    da prestação de serviços de proteção e apoio à criança.


    A Fundação Infantário Dona Anita coopera com famílias através da promoção do desenvolvimento infantil, proporciona
    um desenvolvimento pessoal e social das crianças num clima de segurança afetiva e física.
    Procura incentivar a participação das famílias no processo educativo, assim como apoio através do fornecimento de refeições
    e de prolongamentos de horários com atividades de animação socioeducativa.

CRECHE

Para a prossecução do seu fim estatutário, a Fundação Infantário Dona Anita mantém em funcionamento uma Creche com Berçário, cuja resposta social se destina a crianças de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 4 meses e os 3 anos de idade, tendo como capacidade máxima 20 (vinte) crianças e o número de utentes contemplados no Acordo de Cooperação e pelos quais é atribuída uma comparticipação financeira, são de 11 (onze) crianças.
São objetivos primordiais, proporcionar o bem-estar e desenvolvimento integral das crianças num clima de segurança afetiva e física, durante o afastamento parcial do seu meio familiar, através de um atendimento individualizado. Colaborar com a família através da partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo de desenvolvimento das crianças. Cooperar de forma eficaz no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência, assegurando o seu encaminhamento adequado. Procura dar uma resposta socioeducativa à primeira infância, valorizando esse espaço como um gestor de afetos, gerador de estímulos e um estabilizador da relação criança/família.




PRÉ-ESCOLAR

A Fundação Infantário Dona Anita mantém em funcionamento a educação Pré-Escolar, cuja resposta social se destina a crianças de ambos os sexos com idade dos 3 anos de idade até ao ingresso no 1º Ciclo, tendo como capacidade máxima 22 (vinte e duas) crianças e o número de clientes contemplados no Acordo de Cooperação e pelos quais é atribuída uma comparticipação financeira, são de 18 (dezoito) crianças.
Constituem objetivos do Estabelecimento de Educação Pré-Escolar da Fundação Infantário Dona Anita, promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de educação para a cidadania. Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência do seu papel como membro da sociedade. Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem. Estimular o desenvolvimento global de cada criança, no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversificadas. Desenvolver a expressão e a comunicação através da utilização de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo. Despertar a curiosidade e o pensamento crítico. Proporcionar a cada criança condições de bem-estar e de segurança, designadamente no âmbito da saúde individual e coletiva. Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências e precocidades, promovendo a melhor orientação e encaminhamento da criança. Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.








Outros dos objetivos da Fundação Infantário Dona Anita são a prestação de apoio a jovens, proteção e apoio à família, promoção e apoio à integração social e comunitária, a cooperação no âmbito nacional e internacional e a educação e formação dos cidadãos.




GABINETE DE PSICOLOGIA E APOIO SOCIAL

Com o objetivo de novas cooperações e novas dinâmicas a Fundação Infantário Dona Anita, presta de acordo com as necessidades apoio nestas áreas, ou encaminha para entidades parceiras que possam cooperar.




FORMAÇÃO

A Fundação Infantário Dona Anita é promotora de diversas ações de formação e sensibilização, apoiada por diversos parceiros e organizações. Em 2017 e 2018 realizou-se em parceria com o IEFP, uma Unidade de Formação de Curta Duração de 50 horas - Primeiros Socorros em Geriatria, em 2018 a APAV realizou também em parceira, uma ação informativa sobre as diferentes formas de violência sexual destinada a profissionais que trabalham com crianças e jovens, inserida no Projeto Care. Outras ações foram desenvolvidas, com recurso a instituições que se disponibilizaram, a Farmácia Carvalho Pinto trabalhou o tema pediculose, para colaboradores e pais, a Valnor realizou ações de sensibilização sobre reciclagem para crianças, colaboradores e comunidade. Faz parte da dinâmica desta instituição, a promover a aquisição de novos conhecimentos e o aumento de habilidades, esperando no futuro novas ações.




ATIVIDADES DE TEMPOS LIVRES

Mais uma vez pensámos em maneiras diferentes das crianças e jovens passarem as suas férias e tempos livre durante os tempos não letivos, desenvolvemos atividades através de oficinas de artes plásticas, visitas, desenho, movimento e jogos.




CANTINA SOCIAL

Em 2015 fomos promotores e beneficiários do Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados, através da distribuição de um cabaz de alimentos a famílias. Em 2016, a intervenção continua no âmbito social, passa a apoiar famílias, através de Cantina Social. A resposta social Cantina Social termina no final de 2017, tendo apoiado diariamente seis famílias através do fornecimento de duas refeições diárias (almoço/jantar).




Promove, além dos objetivos numerados antes, outras atividades de solidariedade social, bem como outros fins com que eles estejam relacionados. Promoção e preservação do património histórico, artístico e cultural. Desenvolve atividades de natureza económica e comercial, para a sua sustentabilidade financeira, tendo em conta as disposições legais aplicáveis.




Colabora connosco uma equipa de Intervenção Precoce, que desenvolve o seu trabalho com crianças até aos 6 anos de idade com problemas de desenvolvimento nas áreas sócio - educativas e terapêuticas.
Este serviço é prestado pela equipa técnica pluridisciplinar do Centro de Recuperação Infantil de Ponte de Sor (CRIPS).

A Fundação Infantário Dona Anita, está também representada na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ponte de Sor(CPCJ).
Faz tambem parte do Conselho Social de Ação Social de Ponte de Sor, CLAS.






LCFR©Copyright - FUNDAÇÃO INFANTÁRIO DONA ANITA, 2018