• PROJETOS

    Os Programas e os projetos e iniciativas que a Fundação Infantário Dona Anita promove, diretamente ou em parceria com outras entidades, refletem sobre temas da sociedade e dos seus clientes, procurando atitudes inovadoras para as questões do mundo atual.


CONCURSO TODOS CANTAM

O Concurso Todos Contam distingue os melhores projetos de educação financeira a implementar nas escolas. É uma iniciativa do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros – Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários – e do Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.
O concurso é dirigido aos agrupamentos de escolas, escolas não agrupadas, estabelecimentos de ensino particulares e cooperativos e escolas profissionais que ministrem a educação pré-escolar e o ensino básico e secundário.
A Fundação Infantário Dona Anita, através da resposta social Pré-Escolar, concorre desde 2015.

O projetos apresentados devem ter como objetivos:

• Sensibilizar para a importância dos conhecimentos financeiros no quotidiano;
• Desenvolver conhecimentos e capacidades fundamentais para as decisões financeiras;
• Promover atitudes e comportamentos financeiros adequados;
• Promover a criação de hábitos de poupança;
• Aprofundar conhecimentos e capacidades na utilização dos serviços financeiros digitais;
• Estimular a utilização dos conteúdos e recursos disponíveis no portal Todos Contam.




KIITOS
PROJETO DE INICIAÇÃO AO INGLÊS, ORIENTAÇÃO MUSICAL E ESPRESSÃO MOTORA NO PRÉ-ESCOLAR

O Kiitos - Projeto de Iniciação à Língua Inglesa, Orientação Musical e Expressão Motora no Pré-escolar, é um projeto desenvolvido pelo Município de Ponte de Sor no sentido de contribuir para o enriquecimento curricular deste nível de ensino através da introdução de uma língua estrangeira, da música e de expressão motora, considerando-se como premissas básicas para a promoção do desenvolvimento integrado da criança, lançando as bases para a construção do cidadão do futuro, o qual se depara com um conjunto de fatores exigentes ao nível de competências de comunicação e diálogo intercultural.
O projeto que iniciou-se no ano letivo 2006/2007 foi alargado no ano 2009/10 a todos os equipamentos da rede pública do ensino pré-escolar dos agrupamentos de escolas de Ponte de Sor, envolvendo cerca de 13 salas em 8 jardim-de-infância.

Tem como objetivos:

• Promover a comunicação através da língua inglesa de uma forma espontânea e natural;
• Habilitar as crianças a utilizar o Inglês em situações reais ou de brincadeira e de entrar em contacto com a língua inglesa, desenvolvendo uma relação viva com a língua e a capacidade de comunicar através da mesma;
• Auxiliar as crianças a ultrapassar o balbucio tonal e rítmico, criando as bases para a aprendizagem formal da música e para a autonomia musical;
• Contribuir para o desenvolvimento de capacidades cognitivas, psicomotoras e sócio relacionais nas crianças.


[Projeto Kiitos@21stCenturyPreschool]




ESCOVAR NA ESCOLA

Integrado no Projeto SOBE, surge o sub projeto denominado Escovar na Escola, através do qual a Direção-Geral da Saúde distribuiu kits para a escovagem dos dentes (copo, escova e dentífrico). Este sub projeto visa incentivar as escolas e jardins-de-infância, que implementam ou desenvolvem projetos de saúde oral, a incluir a escovagem dos dentes efetuada pelos alunos diariamente, em ambiente escolar.




HERÓIS DA FRUTA

O projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” é uma iniciativa de intervenção educativa de âmbito nacional promovida pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, que visa motivar as crianças portuguesas até aos 10 anos a ingerirem mais fruta diariamente.

Constitui um programa motivacional com os seguintes objetivos pedagógicos:

• Incentivar as crianças a ingerirem fruta todos os dias, na escola e em casa;
• Dar a conhecer a relevância da fruta na alimentação e na manutenção da saúde;
• Encorajar as crianças a orgulharem-se de praticar uma alimentação saudável e variada;
• Despertar a comunidade em geral para todos os benefícios da adoção de pequenas mudanças saudáveis nos hábitos diários.




SEMANA DA LEITURA

O projeto da Semana da Leitura pela Fundação Infantário Dona Anita, desenvolve-se através de uma solicitação do Plano Nacional de Leitura e toma forma em 2016, quando através da atividade Ovelhinha dá-me Lá, as crianças desenvolveram uma história, construíram um livro com essa mesma história, a partir dai construíram a figura de uma ovelha, que no final tinha que ter um cachecol. Todas as crianças do Pré-Escolar levaram o livro para casa, tiveram de contar a história à família ou vizinhos e estes tinham que costurar em lã uma parte do cachecol.

Em 2017, volta-se a desenvolver uma atividade no mês de Março que promove-se hábitos de leitura nas crianças e pais e comunidade escolar. Deixa de estar centrada na Fundação Infantário Dona Anita e envolveu alguns serviços e Instituições de Galveias, com o Ouvir Histórias Aqui e Acolá, as crianças saíram e deslocavam-se a essas Instituições ouviam uma história contada por alguém que ai trabalhasse que eram posteriormente convidados a ir ouvir em sala uma história contada pelos pais ou familiares.
Em 2017 a Semana da Leitura finalizou com a que seria a primeira Feira do Livro da Fundação Infantário Dona Anita.

Em 2018 realiza-se novamente a Semana da Leitura em Março, uma semana completa de atividades que promovem os hábitos de leitura e não só. Iniciou-se com a Feira do Livro, realizada num jardim público, alterou-se esta dinâmica, sai-se da Instituição. Foram convidados parceiros que tinham que ler histórias, foram convidados contadores de histórias e um escritor, as atividades foram desenvolvidas quer na Fundação Infantário Dona Anita quer noutras Instituições, para as crianças, para a família e para a comunidade, finalizou com um espetáculo de magia.




HORTA BIOLÓGICA

A Horta ocupa pequenos espaços do recreio do edifício da Fundação Infantário Dona Anita, iniciou-se essa atividade em 2016. Algumas crianças trazem de casa sementes, e todas participam no processo. Observam a preparação da terra, ajudam na sementeira, estão atentas ao desenvolvimento das plantas e auxiliam na rega e participam na recolha, não são utilizados produtos químicos. Algumas sementes são semeadas no próprio local, outras em sala até germinarem.
Os frutos, legumes que são recolhidos são posteriormente utilizados na alimentação diária.
Em 2017 com a plantação de um Chuchu, criou-se uma dinâmica de troca desses legumes por material escolar e livros.




DIA NACIONAL DO PIJAMA

O Dia Nacional de Pijama é uma iniciativa da Mundos de Vida e realiza-se a 20 de novembro em cada ano, trata-se de um dia educativo e solidário desenvolvido pelas crianças que ajudam outras crianças. Neste dia, as crianças das duas respostas sociais da Creche e do Pré-Escolar e Colaboradores da Fundação Infantário Dona Anita vêm vestidas em pijama e passam, assim, em atividades educativas até regressarem a casa. Nas semanas anteriores, as educadoras e professoras organizam, na sala com as crianças e com as famílias, um conjunto de atividades lúdicas e educativas inspiradas pela Missão Pijama. A data coincide com o dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança.




OTL
Instituto Português da Juventude

A Fundação Infantário Dona Anita é promotora do Programa OTL desde 2017, este programa tem por objetivo proporcionar aos jovens, dos 18 aos 30 anos uma forma inovadora de ocupar os seus tempos livres, existindo projetos de curta e longa duração em diferentes áreas de atividades, contribuindo para a sua educação não formal, pela aquisição de novos saberes, normas e valores inerentes a uma cidadania responsável, bem como o acumular de experiências sociais e profissionais decisivas para a formação de cidadãos habilitados e responsáveis.




PILHÃO VAI À ESCOLA

O "Pilhão vai à Escola" foi lançado pela Ecopilhas a parceria com a Fundação Infantário Dona Anita dura desde 2015, este projeto tem como o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de recolher seletivamente pilhas e baterias usadas, incentivando as Instituições a adotar as melhores práticas ambientais.




VALNOR - A SUA AJUDA É FUNDAMENTAL

É uma campanha solidária, denominada “A sua Ajuda é Fundamental”, implementada pela Valnor, destinada a Instituições Particulares de Solidariedade Social, Centros de Dia, Lares, Hospitais, Centros Sociais, Associações de Apoio à 3ª Idade, entre outros, que se encontrem sediadas nos Município de Abrantes, Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo Branco, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Idanha-a-Nova, Mação, Marvão, Monforte, Nisa, Oleiros, Ponte de Sôr, Portalegre, Proença-a-Nova, Sardoal, Sertã, Sousel, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão.
Com a promoção da recolha de embalagens de plástico e metal e de papel /cartão, tendo em vista a partilha, ou seja, o resultado da recolha reverterá na doação de Equipamentos de Apoio Técnico para pessoas carenciadas, ou em equipamentos para as próprias instituições. O valor unitário do apoio, concedido pela VALNOR para a aquisição do material, é de 100€ (cem euros) por cada tonelada de embalagens de plástico e metal, e de 50€ (cinquenta euros) por cada tonelada de papel/cartão recolhidos.




PREVENÇÃO RODOVIÁRIA

São ações realizadas em colaboração com instituições e com o apoio da Guarda Nacional Republicana - Escola Segura, as atividades são desenvolvidas em Galveias e em Ponte de Sor. Constam de uma componente teórica, orientada por um militar da GNR afeto ao Programa Escola Segura, constituída por diversos conselhos de segurança rodoviária: normas de circulação nas vias, cuidados a ter quando jogam à bola perto de estradas, identificação de sinais de trânsito e seu significado, identificação das cores dos semáforos (para veículos e peões) e normas de conduta, forma correta de passagem nas passadeiras, normas de segurança e conduta a adotar no transporte de crianças (autocarro e carro) e equipamento a utilizar pelas crianças quando circulam de bicicleta.
A componente prática constituída por ações de rua e em circuito rodoviário criado e montado para o efeito contou com o apoio de diversos elementos da GNR. Ao longo do circuito as crianças/alunos colocaram em prática as regras básicas de segurança rodoviária conduzindo bicicletas, triciclos, carros a pedais ou atravessando passadeiras com o intuito de implementar o respeito pela sinalização rodoviária e circulação nas vias.




PLANO NACIONAL PARA A SAÚDE 2018/2019
Liga Portuguesa Contra o Cancro

Um plano orientado aos diferentes ciclos escolares, que no caso da Fundação Infantário Dona Anita é dirigido ao Pré-Escolar, tem como âmbito de intervenção a prevenção primária, fazem parte projetos e atividades que abordam temas como o tabagismo, alimentação e prevenção de cancro.




ÁRVORE DE NATAL RECICLADA
Câmara Municipal de Ponte de Sor

É promovido pelo Município de Ponte de Sor e destina-se a toda a comunidade escolar do concelho de Ponte de Sor, tem como fins a criação de elementos decorativos e símbolos da época de Natal. Vários são os objetivos desta ação, que estão relacionados com o reconhecimento do papel da escola na educação para valores e para a cidadania, sensibilização sobre a importância da reciclagem e redução do desperdício, promover o trabalho em equipa.




LAÇO AZUL
Campanha de Prevenção dos Maus Tratos Infância

No mês de abril, em que assinala o mês da prevenção dos maus tratos na infância, a Fundação Infantário Dona Anita, através dos clientes das respostas sociais, promove ações e atividades de forma a despertar as consciências parta esta problemática. A dinâmica é realizada num contexto de parceria e em contacto com a população local.






LCFR©Copyright - FUNDAÇÃO INFANTÁRIO DONA ANITA, 2018